Um pequeno retrato de o que são os movimentos sociais e como eles estiveram presentes na historia de nossos direitos

Movimentos sociais são ações coletivas de grupos organizados com o objetivo de lutar por uma causa social, a promovendo e defendendo, a fim de alcançar mudanças sociais por meio de um embate político. A história dos movimentos sociais inicia-se com a busca pelos direitos trabalhistas e de voto, com o passar do tempo as mulheres começaram a busca pelos seus direitos igualitários ao dos homens e nas últimas décadas os assuntos mais abordados são o racismo, a luta pelo meio ambiente, o ativismo a favor do aborto e a busca por respeito pela comunidade lgbtqia+. A primeira centelha de união social pôde ser vista na Queda da Bastilha em 1789 que foi responsável pela queda da monarquia absolutista francesa e cem anos depois fora criado o primeiro movimento com ideias feministas, o movimento sufragista que reivindicou o direito de voto e participação feminina na política.
Os movimentos sociais usam passeatas, ocupações de espaços públicos e fechamento de ruas, para chamar a atenção do governo e da população para suas causas e uma forma de apoia-las é participar desses encontros e divulgar na internet informações verdadeiras sobre. Essas ações sociais são de extrema importância para formação de uma sociedade democrática e para o cumprimento dos direitos da sociedade. Um exemplo de um movimento social é o “Caras Pintadas”, que ocorreu em 1992 quando estudantes insatisfeitos com a insuficiência do governo, pintaram seus rostos com as cores da bandeira do brasil e foram às ruas pedir pelo impeachment de Fernando Collor de Mello, após quase um mês do início do protesto Collor deixou a presidência.


Muitos movimentos sociais são vistos como errados e são silenciados pelas autoridades, entretanto muitas vezes a forma de calar os ativistas ferem os direitos humanos, como a violência verbal e física. Hoje, os movimentos sociais baseiam-se, em grande parte, nas pautas identitárias que representam categorias como gênero, raça e orientação sexual. Um exemplo é a violência frequente a pessoas LGBTQIA+, em 2006 houve a apresentação da lei de criminalização da LGBTfobia e ainda hoje cerca de 92,5% dessas pessoas relataram o aumento da violência contra a população LGBTQIA+, segundo pesquisa da organização de mídia Gênero e Número.
Os movimentos sociais são de suma importância para evolução social e também intelectual de cada um, tais ações futuramente podem resultar em uma sociedade mais respeitosa e compreensiva com as causas sociais que não interferem na vida de todos mas são muito importantes na vida de alguns. Em síntese, é essencial o apoio a algum movimento social, pois se uma pessoa apoia também influencia os conhecidos a apoiarem e assim é deduzível que a sociedade aprenderá a ter mais empatia.

Outros movimentos que talvez você queira conhecer:





- Marcha das Vadias
- Guerrilla Girls
- GreenPeace
- Black Lives Matter
- União Nacional dos Estudantes
- Movimento pró-aborto na Argentina
- Marcha da Maconha
- Movimento Hippie
- Movimento Indigena
- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
- World Wide Fund for Nature
Deixe um comentário